Aqui encontram:
No Histórico podem ver uma seleção de retiros realizados, com impressões gerais, testemunhos e fotografias.
Podem aderir ao Grupo do Facebook Retiros Yoga & Natureza.
Para estar a par da informação sobre os retiros, sugiro subscrever a Newsletter.
» 16 março - Retiro de 1 Dia aqui no Estúdio - info
» 25 a 27 abr - Retiro Yoga & Natureza em Ferreira do Zêzere - Vamos conhecer um novo espaço e desfrutar da energia do rio. Detalhes em breve.
» 03 a 05 out - Retiro Yoga & Natureza no Meco - Vamos regressar à acolhedora Casa do Páteo e à praia selvagem da
Arrábida. Detalhes atempadamente.
O último Retiro residencial aconteceu de 18 a 20 outubro. Podes ver a apresentação e programa para ter uma ideia de como
funciona um Retiro comigo.
20 RETIROS!
É tempo de celebrar o caminho percorrido e o lugar aonde cheguei. Celebrar as conquistas e os frutos do meu
trabalho: acabo de completar 20 Retiros! [outubro 2024]
Neste universo do auto-conhecimento e do despertar, tão instável e imprevisível, é um grande feito! Sobretudo para quem trabalha de forma independente.
O caminho tem sido desafiante, feito de altos e baixos, com incertezas internas, incógnitas externas, com momentos de desgaste e muita frustração. Por isso celebro a visão, a resiliência, a
entrega, a dedicação. Celebro o tanto, mas tanto, que aprendi!
Como tantas vezes na vida, os maiores desafios são os que nos trazem maior riqueza. (...)
VÍDEO DE APRESENTAÇÃO
SELEÇÃO DE FOTOS
Abordagem, intenção, ferramentas
Cada Retiro Yoga & Natureza é um convite a experienciar num mesmo retiro o Yoga, a conexão com a Natureza e a expressão autêntica do Ser – deixar-se envolver pela natureza, caminhar por paisagens amplas, desacelerar, relaxar, desfrutar da beleza e simplicidade das pequenas coisas, conectar-se com o momento presente e abrir-se a um estado de maior leveza e espontaneidade...
Esta proposta assenta numa abordagem ampla e diversificada para experienciar e aprofundar a relação com o que chamamos espiritualidade – a dimensão mais subtil e sagrada da Vida. Todo o programa, desde as vivências aos momentos informais e de descanso, servem este propósito. Ir mais fundo no conhecimento do Eu através da escuta da vida em mim e da vida ao meu redor, vislumbrando talvez o fio que tudo liga, a Realidade una e única que prevalece. Em que "escutar" significa ouvir com o coração sereno, com a alma recetiva, para poder acolher a vida de forma mais límpida e expressarmo-nos de forma mais verdadeira.
Não se trata de um retiro tradicional de Yoga, mas sim de um retiro onde vos proponho experienciar a essência do Yoga para além da prática. Tomar consciência da Natureza em nós, que ecoa a Natureza à nossa volta. Natureza que é Vida, Vida que é Yoga.
A minha intenção é criar e cuidar dum espaço onde cada participante tenha a possibilidade de relaxar o corpo e serenar a mente, conectar-se com a natureza e com a sua força interior, ampliar a consciência e estar desperta/o para a dimensão mais subtil e imaterial da Vida. Num segundo plano, a intenção é contribuir para que estas qualidades estejam mais presentes na vida de cada qual após a vivência do retiro, e desta forma, contribuir para o Bem Maior.
As ferramentas são o Yoga - incluindo posturas, respiração consciente, relaxamento profundo, meditação e mantras-, a atenção plena, o contacto com a natureza, uma alimentação saudável e consciente, o convívio em grupo, o descanso, o questionamento e a reflexão, a partilha, o silêncio, a música, a dança e o movimento livre, a voz, o chi kung e o xamanismo, incluindo rituais de invocação e agradecimento das forças da Vida e momentos de celebração.
Todas as pessoas são bem-vindas. Não é necessário ter experiência, seja com o Yoga ou com qualquer outra das práticas, nem já ter feito algum retiro. As práticas físicas são ajustáveis e acessíveis, permitindo que cada qual respeite o seu ritmo e o seu corpo; o importante é um estado de saúde que permita participar nas atividades em segurança. O mais relevante é a motivação e a atitude – os ingredientes desejados são curiosidade, abertura, confiança, respeito e humor!
Testemunhos
“Obrigado por esta maravilhosa experiência e companhia...pela evolução do nosso ser...Namaste”
“Nunca tive na vida uma experiência tão regeneradora como esta física e emocionalmente. Agradeço sobretudo o cuidado constante com o participante, o carinho e a simpatia, verdadeiramente inspiradora Lina.”
“Eternamente grata pelo carinho, amor, paz e partilha. Estou de coração e alma cheia!”
"Os trilhos que fizemos e o contacto direto com a Terra, os pés descalços, marcaram momentos de enorme humildade, respeito, meditação e liberdade... por instantes senti-me "livre"! Os cânticos de mantras foi algo sublime, também, pela envolvência que proporcionou no espírito do grupo.
Por último e, não menos importante, a prática de silêncio foi muito enriquecedora."
“[O programa] estava muito equilibrado. Fazermos as coisas de forma séria mas prazenteira e sem stresses é sinónimo de que estamos de espírito aberto e somos flexíveis.”
Retiro Yoga & Natureza – a Proposta*
Para mim, um retiro é um espaço privilegiado de libertação, de conexão, de expansão, um espaço para nutrir corpo e alma. Participar em diferentes retiros tem-me trazido momentos sagrados de aprendizagem, transformação e cura, daí esta vontade profunda de proporcionar esta vivência a outras pessoas.
O simples facto de nos darmos o direito de fazer um retiro, de reservar um tempo para abrandar ou parar, para nos cuidarmos, para nos escutarmos e sentirmos, já é um grande passo. Deixar de lado a rotina, o ambiente que nos é familiar, as responsabilidades diárias, os diferentes papéis e relacionamentos. Darmo-nos espaço. Abrirmo-nos a outros lugares, outras pessoas, outras possibilidades. Não como uma fuga ou rejeição, mas sim como uma oportunidade para nos recentrarmos e recarregar energias, para depois voltar e abraçar cada parte da nossa vida com outra força, clareza e tranquilidade.
Porquê Retiro Yoga & Natureza?
Para abraçar o Todo em nós, para acolher Tudo o que somos! Para nos permitirmos experienciar e aprofundar a nossa relação com o que chamamos espiritualidade – a dimensão mais sagrada, transcendente e misteriosa da Vida. Para desfrutar da beleza e simplicidade das pequenas coisas, conectar-se com o momento presente e abrir-se a um estado de maior leveza e espontaneidade...
O Yoga é um dos pilares desta proposta. O trabalho com o corpo como ponto de partida para libertar e enraizar. Posturas, meditação ou cantar mantras como instrumentos para estar mais consciente de quem somos, da nossa natureza essencial, da Verdade. Este estado de consciência é o suporte do retiro como um todo, o Yoga como atitude e forma de estar.
A Natureza é outro pilar. Acolher e agradecer a vida à nossa volta, deixarmo-nos inspirar pela terra, pela água, pelo céu, pelas árvores, pelos pássaros, pelo vento, … Conectar com a Natureza que nos rodeia para conectar com a Natureza dentro de nós. Natureza que é Vida, Vida que é Yoga.
A celebração da Vida ea expressão livre e criativa do Ser estão contidas nestes dois pilares. Esta dimensão é reforçada com momentos de música, dança e expressão pela voz, proporcionando um espaço seguro onde essa expressão autêntica possa acontecer. De igual modo, existem momentos de contemplação e silêncio para integrar e dar sentido às várias vivências.
E é isto, esta totalidade, simplicidade, generosidade, com este poder transformador, que quero partilhar convosco. Fica o convite para se juntarem a mim nesta aventura!
Programa Indicativo para um retiro de sexta a domingo
Sexta-feira
Até às 17h30: Chegar e “instalar-se”
18h00: Yoga Suave
19h30: Jantar
21h30: Círculo de Abertura
Sábado
09h00: Pequeno-almoço
10h30: Caminhada & Conexão com a Natureza
13h30: Almoço
15h00: Tempo livre
17h00: Yoga
19h30: Jantar
21h00: Expressão Autêntica & Celebração
22h00: Meditação e início da prática de Silêncio
Domingo
(continuação da prática de silêncio até meio da manhã)
08h30: Yoga
10h00: Pequeno-almoço
11h00: Tempo livre
12h30: Círculo de Integração & Fecho
14h00: Almoço
Após as 15h30: Regresso a casa
Nota sobre o programa:
O propósito do programa é servir a intenção do retiro, e não prender-nos a uma estrutura fixa. Portanto, vai sendo ajustado à dinâmica do grupo e à natureza que nos acolhe.