Não me interessa dominar as técnicas, nem transcender a matéria, nem ficar "Iluminada". Ou interessa...?! ou Como ser feliz agora?

*Atenção: para ler com uma boa dose de humor

 

Não me interessa fechar os olhos e ver galáxias, cores em movimento ou fantásticas figuras geométricas. Não me interessa sentir a Kundalini a subir pela coluna acima. Nem levitar, ou prever o futuro, ou falar com anjos, ou ver as raízes das árvores por debaixo do solo.
Não me interessa meditar horas a fio em imobilidade total, nem ficar dias sem comer nem beber, nem ficar um longo tempo sem respirar.
Não me interessa estar horas em Sirsasana nem mesmo chegar com os calcanhares ao chão no Adho Mukha. Às vezes nem sei se me interessa aplicar os Yamas e os Nyiamas na perfeição!
Pensando bem, talvez nem me interesse saber quem sou nem compreender o mundo! (assumindo que isto é possível)
O que realmente me interessa é SER FELIZ! Ser feliz de forma profunda e consistente, com todas as minhas dimensões, de "Corpo e Alma"!

 

É engraçado constatar que, em busca deste "ser feliz", fazemos e experimentamos tanta coisa!
A pergunta inevitável é: precisamos de fazer alguma coisa para SER FELIZ AGORA?... Precisamos de dominar técnicas, transcender a matéria, ficar "iluminad@s", para ser feliz agora?...
E o que significa realmente estar "iluminada", ou estar "realizada" ou "despertar"?
E se já Somos o que buscamos, então porquê buscar?! Precisamos do "caminho espiritual" para chegar?
Como integrar por um lado o "não esforço" e por outro a "disciplina e a prática constante"...?

 

Por mais voltas que dê, o questionamento permanece. Assim como permanece a evidência da minha ambivalência e da ambivalência da natureza humana.


Talvez haja simplesmente que reconhecer que não sabemos, não controlamos.

Talvez o propósito seja somente desfrutar do "caminho"! E ao que parece no caminho vamos descobrindo que as verdadeiras respostas não vêm de fora, já estão dentro!

 

Lina Afonso | Yoga de Corpo e Alma

junho de 2017